Consultoria

Nosso time é altamente qualificado e possui know-how para realizar análise, elaboração e diagnóstico, apresentando as melhores soluções personalizadas para o seu negócio, buscando a melhoria contínua dos processos e o crescimento sustentável por meio de excelentes serviços de consultoria nas principais áreas.

// Mas afinal

O que é Consultoria?


A Consultoria é um serviço que pode ser aplicado em qualquer área empresarial e seu maior objetivo é a melhora e otimização dos processos de um setor. Através de um profundo trabalho de análise e diagnóstico, são identificados os problemas e dificuldades de uma área para, depois, formular soluções e recomendar ações de melhoria. Por isso, quem quer evitar ou já tem problemas, procura uma consultoria.

É comum as pessoas pensarem que consultoria e a assessoria contábil possuem o mesmo significado. No entanto, apesar de serem consideradas expressões comuns no meio corporativo, cada uma apresenta suas características. Ambas utilizadas para melhorar o desempenho e otimizar processos de diversas empresas, a consultoria contábil tem a função de analisar, dar um diagnóstico e uma solução, enquanto a assessoria contábil refere-se a uma abordagem mais ampla, que engloba a execução do trabalho.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTÁBIL

Consultoria Contábil

A consultoria contábil tem como objetivo promover uma eficiência maior na administração financeira, ou seja, sua função é apontar o melhor caminho para redução de gastos, impostos e processos internos. Para isso, a equipe de consultores analisa toda a movimentação contábil da companhia, como contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa, apuração de impostos, entre outros documentos importantes para a rotina financeira da empresa.

Nela, são desenvolvidos trabalhos de orientações quanto às áreas contábeis da empresa, abrangendo: planejamento tributário; controle e gestão financeira e orientações de gestão empresarial.

Assessoria contábil

Já a assessoria contábil trata-se de uma relação mais consistente e a longo prazo, cuja finalidade é diagnosticar problemas estruturais junto aos gestores, fornecedores, colaboradores e clientes, de modo a se comprometer com o desenvolvimento e sucesso de um projeto.

Seu objetivo é despertar a atenção de diretores e CEO’s das empresas, fortalecendo a relação duradoura e de confiança duradoura. De forma resumida, uma das primeiras diferenças entre assessoria e consultoria é o ambiente de trabalho no qual os profissionais estão inseridos. Enquanto uma minoria de consultores trabalha em uma empresa e a maioria trabalha de forma independente.

Porém, o trabalho dos assessores não é só em empresas, mas também em escolas, organizações governamentais e uma variedade de grandes corporações. Além disso, as pessoas precisam consultar e assessorar diferentes objetivos. Um consultor ajudará um cliente a encontrar uma solução para um problema, e os assessores orientarão os clientes para que conhecem possíveis soluções e optar pelo melhor.

Na prática, os consultores são solucionadores de problemas enquanto os assessores são definidores de problemas.

ASSESSORIA CONTÁBIL E CONSULTORIA CONTÁBIL: QUANDO CONTRATAR?

A escolha da contratação de consultoria ou assessoria contábil dependerá da necessidade de cada organização. Vamos a um pequeno exemplo: em situações que o empresário busque um profissional com conhecimento técnico em contabilidade, ele deve procurar por uma assessoria contábil especializada para administrar o setor.

A partir disso, a equipe participará das tomadas de decisão; regularização de pendências junto à Receita Federal e ainda será responsável pelo departamento pessoal e área fiscal.

Enquanto isso, a consultoria contábil deve ser contratada quando a organização precisa de um diagnóstico completo para corrigir problemas financeiros e processos internos.

O serviços realizados pela Consultar Auditoria é uma alternativa para as empresas que desejam estar alinhadas às tendências do segmento, de modo que consiga criar mecanismos que se diferenciam da concorrência e beneficiem os clientes, buscando uma visão imparcial do seu negócio.

Lembrando que tanto a assessoria quanto a consultoria contábil podem apresentar resultados excelentes, basta saber avaliar qual tipo de serviço se adequa melhor às necessidades da empresa.

// Confira Nossas

Habilidades em Consultoria Empresarial

Perguntas Frequentes

O que os clientes estão perguntando

Agora, com o requerimento eletrônico, esse processo de abertura de empresa leva em torno de de 24 a 72 horas. Este tempo pode ser menor ou maior dependendo da agilidade nas análises dos órgãos públicos. 

Relação de documentos necessários para abertura de empresa.

1 cópia do RG dos sócios
1 cópia do CPF dos sócios
1 cópia do comprovante de endereço dos sócios
1 cópia da certidão de casamento dos sócios
1 cópia do documento de posse do imóvel (escritura ou contrato de locação)
1 cópia simples do carnê do IPTU

No Portal do Empreendedor você deve solicitar a Baixa do Mei alterando para Empresário Individual. Depois os tramites normais  de Junta Comercial do seu Estado, Prefeitura e outros, necessários para complementar a efetivação. Conte conosco para realizar esse serviço.

Transferir os serviços contábeis da sua empresa para a Consultar Auditoria é muito simples, basta nos fornecer uma autorização para contato e mediação e Transferência da Responsabilidade  Técnica com o Escritório Anterior.

A figura do Microempreendedor Individual (MEI), regulamentada pela da Lei Complementar nº128/2008, diz respeito a um profissional autônomo, que deve ter no máximo um funcionário, e possuir faturamento anual de até R $81.000,00 reais por ano. Já as Microempresas (ME) são aquelas que possuem faturamento anual de até R $360 mil reais, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) devem faturar, também anualmente, entre R $360 mil reais e R $4.8 milhões de reais.

Você deve conversar com o um contador a respeito do melhor regime de tributação. Cada caso precisa ser analisado de acordo com o segmento da empresa.

Existem três tipos de regime de tributação na qual sua empresa pode se enquadrar:

Simples Nacional – Uma escolha recorrente entre empresas que estão começando, uma das vantagens é a apuração unificada dos impostos. Existe um limite de lucro anual para fazer parte deste regime. As alíquotas de cobrança dependerão da margem de lucro e atividade desenvolvida.

Lucro Presumido – As empresas que não conseguem se encaixar no Simples Nacional geralmente optam pelo Lucro Presumido, um regime que apura impostos de acordo com o que se presume que a empresa faturará, de acordo com a média de lucro de seu segmento.

Lucro Real – Um regime que apura os impostos da empresa de acordo com seu lucro real. Pode ser uma vantagem para empresas que não obtenham lucro em seu início.

O cálculo das despesas não deve levar em conta apenas salários e aluguel. É necessário elaborar uma planilha que contenha informações referentes aos gastos mensais, identificar quais são as despesas fixas e variáveis.
A partir dai, é feito todo um planejamento para otimizar o dinheiro da sua empresa.

Consultar Auditoria

Avenida JK, Quadra 15, lote 21, Setor Guarani
Posse-GO
CEP: 73900-000
(62) 9 9695-1672

Redes Sociais

Encontre-nos nas redes sociais

Contato

+55 (62) 99695-1672
+55 (62) 3481-4499
contato@consultarauditoria.com.br